Foi divulgado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2021. A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma medida de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O hospital Pronil debutou em primeiro lugar no relatório de avaliação referente ao ano de 2021 com 90,48%.
O resultado é fruto de muito trabalho e busca por excelência. As principais metas de segurança do paciente são identificar corretamente o paciente, melhorar a comunicação entre profissionais de saúde e a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos, assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos, higienizar as mãos para evitar infecções e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão.
A avaliação é nacional e é realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adulto de Unidade de Terapia Intensiva-UTI, o que exige a implantação dos protocolos de segurança do paciente.